John Lawton, ex-vocalista da lendária banda de Rock Progressivo Uriah Heep, faleceu aos 74 anos de idade em 29 de Junho deste ano.

A notícia foi compartilhada pelo Uriah Heep em sua página do Facebook na última segunda-feira (5 de julho de 2021), juntamente com uma nota lamentando o falecimento do artista. O comunicado diz que o músico morreu de forma totalmente inesperada.

Tem sido um período triste para o grupo britânico, que no ano passado perdeu dois ex-integrantes. Ken Hensley , tecladista e um dos principais compositores do Uriah Heep , faleceu em Novembro e o baterista Lee Kerslake faleceu em Setembro após lutar contra o câncer.

Após se destacar na Alemanha como líder da banda Lucifer’s Friend , de 1969 a 1976 , Lawton se juntou ao Uriah Heep em 1976 para ocupar o lugar de David Byron e, até deixar a banda em 1979, o cantor gravou três álbuns de estúdio com o Uriah Heep : os álbuns Firefly , Innocent Victim e Fallen Angel.

Em 1995, John voltou a se apresentar com o Heep para substituir o vocalista Bernie Shaw, que foi forçado a se afastar durante duas semanas de shows com um problema na garganta.

Depois de sua passagem pelo Uriah Heep , o cantor gravou um álbum solo , Heartbeat, em 1980, pouco antes de se juntar novamente com o Lucifer’s Friend para a gravação do álbum Mean Machine , de 1981.