O Post-Punk ou Pós-Punk foi bastante importante para criar uma leva absurda de novos gêneros musicais. Qualquer um ligado na cultura da música já deve ter ouvido falar dos filhotes e das ramificações do Pós-Punk. Alguns exemplos destas ramificações são o Rock Gótico , o DeathRock , a Darkwave, o Synthwave, a New Wave, o Indie Rock e outros derivados que surgiram com o passar dos anos.

Um desses frutos do Post-Punk é a Cold Wave. Dizem que o surgimento do termo Cold Wave aconteceu em uma publicação da revista britânica Sounds, onde descrevia a sonoridade de bandas como Siouxsie and the Banshees , Joy Division e Kraftwerk. Na descrição , o som destas bandas era visto como algo que “mesmo que emocional e passional, tinha uma certa frieza maquinada”, obviamente se referindo à sua musicalidade minimalista e monótona, que se misturava com letras poéticas e extremamente intimistas.

Apesar disso, muitos preferiram chamar a Darkwave e a novata Cold Wave, simplesmente de Pós-Punk. Até porque, nesses países de linguagem anglo-saxônica, existia uma fusão bem forte do pessoal mais Gótico com a cena Post-Punk, e a postura fria das bandas começou a se tornar trevas e escuridão. Grupos como Bauhaus , Christian Death , 45 Grave , The Cure e muitos outros , abusaram do delineador, criando poesias sombrias e com um toque de romantismo.

45 Grave – Autopsy (1987, Vinyl) - Discogs

A Cold Wave acabou se consolidando mais em regiões como a França e a Bélgica. A frieza emocional e todo aquele metodismo do Pós-Punk , interessou o pessoal nessa área. Tudo isto vai colidir com uma juventude europeia do pós-guerra e com a influência dos movimentos artísticos e cinematográficos da época, como o dadaísmo e a Nouvelle vague .

Tudo isso, aliado com o sucesso de bandas como Opposition , Marquis De Sade e Métal Urbain , no final dos anos 70, fez com que surgisse uma nova onda de artistas que realmente fizessem essa música fria, inspirada pelo Joy Division, pela Siouxsie Sioux e pelo Post-Punk. Entre essas várias bandas, surgiram nomes como Siglo XX , Asylum Party , Little Nemo , Opéra De Nuit , entre outros.

A Cold Wave teve bastante sucesso e atividade durante a década de oitenta e depois adormeceu nos anos 90. Só voltaria a aparecer nos vocabulários durante a década de 2000, com uma nova cena de bandas como os grupos Soror Dolorosa e Frustration. No Brasil, muitas bandas que são chamadas de bandas de Darkwave e de Rock Gótico , poderiam ser facilmente encaixadas na categoria de bandas do estilo Cold Wave , por exemplo, as bandas Última Dança , Plastique Noir e Lupercais.

E então, como podemos definir uma banda de Cold Wave ? Em uma definição simples, um grupo de Cold Wave tem : aquela sonoridade bem típica do Pós-Punk , com uma bateria minimalista , baixo em destaque e a guitarra criando camadas e atmosferas com efeitos de chorus , juntando elementos eletrônicos (seja o uso de sintetizadores ou até mesmo baterias eletrônicas) e criando uma sonoridade híbrida entre a Darkwave e o Shoegaze. Também possui vocais mais simples e minimalistas , sem muitos graves e sem a dramaticidade dos seus primos trevosos que formam a Darkwave.

Já ouviu algumas bandas de Cold Wave? Separei uma lista com algumas bandas desta safra: CHARLES DE GOAL , KAS PRODUCT , SIGLO XX , ASYLUM PARTY , FRUSTRATION , BAROQUE BORDELLO , CLAIR OBSCUR , CLOSED SESSION , COLDREAMS , DEMENTIA PRECOX , ECHO PRISM , ELLYSGARDEN , END OF DATA , EXCÈS NOCTURNE , GUERRE FROIDE , HYMN , L’ENFANCE ETERNELLE , LEITMOTIV , LITTLE NEMO , MARTIN DUPONT , MÉMOIRES D’AUTOMNE , NEUTRAL PROJECT , NORMA LOY , OPERA MULTI STEEL , LES PROVISOIRES , TR/ST , TRISOMIE 21 , TROP TARD , WALLENBERG.

Esse foi o VAMOS FALAR DE ROCK de hoje ! Nos vemos em  breve !